terça-feira, março 21, 2006

Como tudo começou...




Pouca gente sabe como nasceu em mim o gosto pelo 3D mas faço questão de contar.
Sempre adorei desenhar, não é a toa que sou Desenhador de profissão e então passava a vida a desenhar motas e carros e adorava aquilo, certo dia estava a ver um programa de televisão sobre a evolução das motas e aparece uma imagem de um desenhador a trabalhar num modelo 3d de uma mota, achei aquilo tão interessante que comecei logo a pesquisar com amigos e familiares sobre os programas de 3d. Infelizmente foi em vão porque comecei a aperceber-me da complexidade dos mesmos e do difícil que era aprender a trabalhar com eles e também não tinha a possibilidade de ter um computador por isso nada feito, mas não desisti e alguns anos mais tarde comecei no meu trabalho a utilizar um programa de desenho de computador de seu nome "Autocad" que me ajudou a começar a desenvolver os conhecimentos necessários para me iniciar no 3d. Depois de muitas horas a experimentar e a aprender sozinho como dar a volta aos problemas que encontrava surgiu a oportunidade de começar a sério no mundo maravilhoso do 3d.
Para primeiro trabalho escolhi construir de raiz uma mota a partir de um modelo que tinha em casa, nada mais do que uma NSR 250R de competição.
É claro que não ficou nada de especial, nem a consegui acabar, mas acreditem que para mim era um orgulho enorme mostrar a minha obra a toda a gente, parecia uma criança que conseguiu descer o escorrega sozinha e só queria que toda a gente visse, pois mas a criança tinha 27 anos.
A imagem ilustra o modelo, só não ilustra é o desafio que foi para mim realizá-la e o orgulho que ainda hoje sinto ao olhar para ela.

3 comentários:

MMST Cardinal disse...

Caro amigo, fiquei surpreso e feliz de ver o teu blog. Este teu percurso como desenhador é deveras surpreendente. A dedicação, a força de vencer, o querer alcançar o sonho e o desejo de ser exactamente aquilo que se quer ser. A luta diária e intransigente de conseguir o futuro, os designios e os objectivos.
É interessante ver este teu primeiro "rascunho" e apreciar a arte que fazes hoje em dia, digna já, de ser apresentada nas revistas da especialidade.
Bom trabalho e forte abraço amigo.

Anónimo disse...

não há dúvidas Helder tens mesmo jeito e imaginação,um dia destes vou-te pedir para desenhares uma mota exclusiva para mim......

Anónimo disse...

essa sensaçao de 'criança' eh mm mt boa... eh melhor eh se nunca morrer. eh otimo sentir isso em relaçao aos nossos trabalhos... sou estudante de design de equipamento na esad, e recentemente enviei uma imagem de uns oculos de motocross da redbul q fiz para o site do rhino (rhinoceros/flamingo) e aceitaram-na...e foi um grande orgulho =) o teu trabalho eh espantoso...so pergunto uma coisa, esses trabalhos foram tds feitos em autocad? eh q se sim... =| naum posso acreditar... ano passado apredni autocad, e este ano rhino e solidworks e vi q autocad eh a coisa mais dificil do mundo qd comparada com estes outros programas de modelaçao em 3D... de qq forma, mts parabens e espero ver mt mais =)