sexta-feira, novembro 11, 2011

UMM predator

Foi em 2005 que a UMM - União Metalo Mecânica S.A, se retirou definitivamente do mercado automóvel.
O que se calhar poucos sabem é que o UMM que nós conhecemos não é um produto originalmente português, pois foi um senhor françês chamado Bernard Cournil que no início dos anos 50 concebeu um veículo a partir de carroçarias dos famosos Jeeps Willys, que sobraram da II grande guerra.
Foi em 1977 que a UMM inicia a produção de veículos todo-o-terreno através de uma licença, os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando com a designação de UMM 4x4 Cournil, desde essa altura a marca foi evoluindo veículo até 2000 com o ultimo modelo o UMM Alter II.
Sabe-se que anos antes ainda chegaram a conceber e a construir o Alter III um modelo totalmente novo e actual para a altura, ao nível da concorrência mas como sempre neste país tudo o que é nosso leva nega do estado e foi o que aconteceu, o estado não disponibilizou as verbas de apoio acordadas com a administração da UMM e esse projecto nunca avançou existem se não me engano 2 ou 3 UMM Alter III matriculados.

Chega de história e vamos á razão deste tópico, resolvi "renascer" a UMM, para tal primeiro pensei em fazer uma actualização do Alter II, mas logo de repente surgiu-me a ideia de criar um veículo completamente distinto desse. Se é para renascer tenho que o fazer em grande, eheheh... assim com clara inspiração HUMMER, criei o UMM predator, tentei que a frente fosse o elo de ligação com o passado e que ao olhar para este se identificasse claramente a sua origem, é um veículo que é a minha interpretação de um verdadeiro 4x4 de TT, pequeno, robusto e com ar de durão...um predador!


3 comentários:

EspadaSamurai disse...

Caro amigo, desde já os meus parabens por estas imágens fabulosas. Infelizmente tenho que concordar que há um grande demérito sobre o que é Nacional. Quanto ao financiamento de 1992, infelizmente preferimos investir no que vinha de fora (não vou citar nomes). Curiosamente, no meu siunoso percurso academico e de vida, que me levou a chegar a eng. mecanico, estive quase a ir trabalhar na UMM e acabei numa dessas industrias estrangeiras altamente financiadas pelo Prof. Anibal Cavaco Silva. Quanto à UMM empresa e ao UMM jipe, infelizmente tenho que admitir que a sua descontinuação foi uma perda Nacional, sobretudo no momento em que estavam aqueles dois modelos no prelo.Recordo aqui, com enorme saudade as duas horas e pouco que tive oportunidade de conviver com o Eng. Castelo Branco (o Administrador em 1990, que não foi referido neste artigo) dentro de um Citroen BX 1.9 GTI, conduzido por ele entre Coimbra e Lisboa e que deu claras provas de ser a alma daquilo que podia ser hoje o orgulho Nacional. Avisinha-se um novo quadro estrategico para 2013. Compete-nos a nós saudosos carolas deste projeto que compoe a História de Portugal, ressuscita-lo e fazer com que ele seja uma alavanca da nossa economia.
Voltando às imagens deste artigo lembro que o Capri da FORD, foi na decada de 70 o mustang europeu, porque não havemos de ser suficientemente arrojados para querer que o UMM se torne o HUMMER europeu.

Helder Rodrigues disse...

Obrigado pelas palavras, então quer dizer que em 2013 teremos novidades!? excelente se são as que estou a imaginar. ;)
Cumprimentos

rui fonseca disse...

Força! Estou com todos aqueles que querem ir para a frente. Quando ouço falar em indústria nacional e em aumento das exportações, só me vem à cabeça, sempre mais do mesmo...cortiça, vinho...bla, bla, bla... Tudo não passa de alfaces.
Há muito que devíamos ter implementado e desenvolvido algo na indústria automóvel.
Estou convosco.