segunda-feira, outubro 16, 2006



Mais imagens!

sábado, outubro 07, 2006

STF II


Finalmente consegui arranjar algum tempo para finalizar esta última criação, que embora de modelação já estivesse pronta há bastante tempo, faltava ainda uns retoques a nível de aplicação de materiais e renders.
A minha primeira mota a sério quem conhece a evolução dos meus modelos, foi uma STF, uma mota do género StreetFighter que criei a pensar num concurso realizado pela Ducati, ora com esta criação a ideia foi criar a evolução desse mesmo modelo realizando então uma STF II.
Este modelo em comparação com a primeira só tem mesmo em comum a designação porque em tudo o resto é diferente, a começar pelo look bem mais agressivo, bem ao estilo das streetfighters mais radicais. A suspensão da frente é uma evolução da ideia iniciada na HR3-Minotaur, tendo optado neste caso por colocar apenas um apoio da roda, sendo a traseira também constituida por um monobraço, com isto consegue-se um realce maior da jante.
No geral o resultado traduz-se numa mota de grande impacto visual, brutal mesmo quando vista de certos angulos.
Assim que tiver oportunidade vou colocando mais imagens de outras perspectivas.

quarta-feira, agosto 02, 2006

HR5 - SuperQuad











Depois de cerca de dois meses de trabalho acabei a HR5, uma Moto4 ou Quad como lhe quiserem chamar.
A ideia para este modelo surgiu a partir do princípio que a maioria dos utilizadores de Quad's os usam em estrada sendo poucos aqueles que só andam na terra, só que depois apercebi-me que esta ideia era um bocado estapafurdia pois bastava comprar uns pneus específicos para estrada e o problema estava resolvido. Então se era para inventar achei por bem inventar fortemente e criar um Quad só para uso em pista, quem sabe até num troféu SuperQuad.
Na sua construção o centro de gravidade foi baixado e os pneus alargados para uma maior estabilidade em curva, o resto foi pura imaginação que se traduz num conjunto bastante agressivo.
Só como curiosidade se imaginar-mos que este modelo teria um motor de uma desportiva com 180CV e cerca de 250Kg, dá uma relação peso/potência de 0,72CV/Kg, o que dá para ter uma ideia da loucura que seria conduzir um bichinho destes, não acham?

sábado, junho 24, 2006

HR4-Supermotard









Demorei bastante tempo a finalizar esta moto porque, inexplicavelmente comecei a perder o interesse neste modelo devido ao facto de não ter resultado no que inicialmente tinha imaginado.
A ideia base era criar uma moto num misto de supermotard com streetfighter, para isso coloquei a zona do depósito e banco mais ao género de uma moto desportiva bem como na traseira tentei dar um look mais agressivo com as duas ponteiras, mas o que comecei a notar é que a moto estava a ficar muito parecida com as supermotard e streetfighter…nada, foi aí que tentei algumas soluções diferentes mas o resultado ainda era pior. Então decidi não mexer mais e terminá-la assim como estava, o resultado é o que as imagens demonstram.
Para o nome inicialmente tinha pensado em Superfighter(a junção de supermotard com Streetfighter) mas vai ficar apenas Supermotard porque acho que é mais adequado.

terça-feira, maio 16, 2006

A próxima...


Aqui vai um cheirinho da minha nova criação, a ideia é criar uma moto num misto de supermotard com streetfighter, em que os elementos caracteristicos dos dois estilos se conjuguem para dar um look bastante desportivo e agressivo.
Esta é a primeira vez que publico uma imagem de uma moto ainda em fase de construção, é essa a razão pela qual a imagem aparece sem cor, os materias serão aplicados depois da moto estar totalmente acabada.
Digam-me o que acham sobre ela, vá lá não tenham vergonha e deixem o vosso comentário

quinta-feira, maio 11, 2006

HR3 - MINOTAUR







Esta é provavelmente a mais famosa de todas as minhas criações, muito à custa da publicação de que foi alvo na revista Motociclismo cujo artigo podem ler mais atrás. Como diz o artigo para mim esta foi a moto que me deu mais gozo fazer e foi a única cuja construção e resultado final ficou exactamente como a tinha imaginado, é que por vezes imagino uma coisa e depois na fase de modelação é complicado dar forma de maneira a ficar exactamente como a tinha imaginado.

quinta-feira, maio 04, 2006

HR2-S


Mais uma imagem da HR2-S, desta vez inserida numa imagem real.

sexta-feira, abril 21, 2006

HR2-S



Esta HR2-S não é mais do que a versão desportiva da sua irmã (HR2), para que assim fosse alterei alguns elementos como o braço oscilante, sendo este agora mais rígido, apto para velocidades mais elevadas, alterei a frente e traseira e incluí uma quilha, mais conhecida por "bico-de-pato", não é daqueles de comer, eh, eh, eh.
O resultado final foi uma mota com melhor aerodinâmica e um look mais desportivo.

terça-feira, abril 11, 2006

HR2






A HR2 foi um modelo completamente novo em tudo, tentei criar um modelo ao estilo "naked" mas incluindo alguns pormenores que a distingue dos modelos actuais. Sendo eu um fã da Ducati não podia deixar de construir um quadro em treliça utilizando essa técnica também no braço oscilante. A traseira é para mim o aspecto mais bem conseguido e original da mota, a colocação dos escapes não é novidade mas o acompanhar das linhas da traseira minimalista é um pormenor ainda não visto(que eu tenha conhecimento). Outra caracteristica interessante é o guiador largo que convida a uns "cavalinhos" eh, eh, eh, o motor é o de sempre, um V2.
Neste modelo é tambem visível a evolução do meu trabalho, tanto ao nível do pormenor e rigor de modelação como a nível da aplicação de materiais, luzes, reflexos e sombras que tornam as imagens finais mais realistas.

quinta-feira, abril 06, 2006

"O Meu Sonho..."



Ao criar este blog tinha como intenção dar a conhecer os meus trabalhos em 3D, seguindo a ordem de criação dos mesmos, mas agora tenho que abrir uma excepção pois tenho uma boa razão para isso.
Em Janeiro do corrente ano vi pela primeira vez o meu “trabalho” valorizado ao ponto de ser publicado na melhor revista da especialidade, a MOTOCICLISMO.
Na altura senti uma alegria e um orgulho enorme, mas não foi nada comparado com esta última publicação, desta vez o destaque foi maior “quase uma página inteira” o que me deixou (utilizando uma expressão do artigo) “de rastos”, para além disso fazem o desafio ás empresas de customização nacionais para construírem a minha Minotaur.
Se algum dia isso acontecer é mais um sonho que realizo...
As imagens são os artigos publicados, de baixo para cima a primeira é referente à edição de Janeiro e a do topo à de Abril.

quarta-feira, abril 05, 2006

PLUMA Concept


Este modelo na minha perspectiva se fosse construído, seria um monolugar com um chassis em fibra de carbono e alumínio, a carroçaria seria também em fibra de carbono e o motor para não agravar o peso seria um motor de uma Kawasaki ZZR 1400 com cerca de 200Cv. O peso do conjunto não deveria andar muito longe dos 500Kg daí o nome Pluma, o que aliado à sua aerodinâmica e potência possivelmente atingiria os 300Km/h.
É claro que isto sou eu a imaginar mas não deveria andar muito longe.

terça-feira, abril 04, 2006

DEFENDER - "Ou talvez não..."




Enquanto acabava o meu HotRod veio-me à ideia a construção de uma pick-up, mas não queria uma qualquer, então escolhi provavelmente a mais conhecida do mundo, um Land Rover Defender de 1969, quem é que não se lembra do filme “Os Deuses Devem Estar Loucos” em que o aborígene põe-se a guiar um de costas em cima do capo, eh,eh,eh, foi demais e resolvi transformar o charuto num bólide digno de acelerar nas pistas de todo o mundo . Se calhar exagerei um bocado e o resultado é o exemplo disso mesmo, mas na minha opinião até que ficou bem agressivo, foi talvez o modelo em que demorei menos tempo porque à medida que o ia construindo o entusiasmo de o ver concluído também crescia.

quarta-feira, março 29, 2006

HotRod Sport




A minha primeira tentativa em construir algo com mais de duas rodas resultou nisto, um HotRod com um aspecto mais desportivo do que é normal ver-se neste tipo de veículos, é engraçado porque inicialmente não era este o resultado que eu pretendia mas com o decorrer da construção pareceu-me que era o melhor caminho a seguir, demorei cerca de um mês e meio para o acabar, mas também só trabalhava nele nos tempos livres, que não eram nem são muitos.
Neste modelo utilizei novas técnicas de iluminação e reflexos de maneira a que o resultado final fosse o mais real possível.
Ainda tinha outras ideias para o completar mas já não tinha vontade de gastar mais tempo, até porque quando fiz estes ultimos renders já estava na calha outro modelo, logo já só pensava nesse novo modelo, que viria a ser um dos mais originais, pelo menos para mim é claro, mas isso é outra história.

segunda-feira, março 27, 2006

HR1









Esta foi provavelmente a mota em que gastei mais tempo para a concretizar, não devia pois ela deriva da STF em quase tudo à excepção das jantes, depósito e é claro da carenagem.
Demorei muito tempo porque fazer a carenagem frontal foi cá um bico de obra que nem vos conto, bem como o depósito que também me deu bastante trabalho. Mas ao fim de alguns meses, sim meses, lá consegui chegar ao resultado final que é ilustrado pela primeira imagem, as outras são a evolução até chegar à final.
Foi também esta a primeira a receber a designação HR abreviatura do meu nome e que a partir deste modelo passei a utilizar em todos os modelos subsequentes.

quinta-feira, março 23, 2006

STF - A pioneira



A minha primeira mota feita de raiz a partir da minha imaginação, foi criada com a intenção de concorrer a um concurso promovido pela Ducati que se chamava “Design Your Dream Ducati”.
Então comecei por a dotar do pormenor que caracteriza todos os modelos da marca que é um quadro em treliça.
Quanto à escolha do modelo, tinha que ser algo que a marca ainda não possuísse, pensei então em construir um modelo do género street-fighter. Depois de muitas alterações o resultado final é o que as imagens ilustram, imagens essas que mostram a minha evolução a nível de construção, pormenor bem como de apresentação mais realista da mesma. Para isso contribuiu a aprendizagem de um novo programa para a realização de imagens denominados “renders” 3d em que é possível aplicar materiais, reflexos, iluminação e sombras, entre outras coisas.
Para terminar, o nome STF vem da abreviatura StreeT Fighter.
É verdade já me esquecia, a intenção de concorrer ficou por isso mesmo porque não cheguei a acabar o modelo a tempo para o concurso, fica para a próxima.

terça-feira, março 21, 2006

Como tudo começou...




Pouca gente sabe como nasceu em mim o gosto pelo 3D mas faço questão de contar.
Sempre adorei desenhar, não é a toa que sou Desenhador de profissão e então passava a vida a desenhar motas e carros e adorava aquilo, certo dia estava a ver um programa de televisão sobre a evolução das motas e aparece uma imagem de um desenhador a trabalhar num modelo 3d de uma mota, achei aquilo tão interessante que comecei logo a pesquisar com amigos e familiares sobre os programas de 3d. Infelizmente foi em vão porque comecei a aperceber-me da complexidade dos mesmos e do difícil que era aprender a trabalhar com eles e também não tinha a possibilidade de ter um computador por isso nada feito, mas não desisti e alguns anos mais tarde comecei no meu trabalho a utilizar um programa de desenho de computador de seu nome "Autocad" que me ajudou a começar a desenvolver os conhecimentos necessários para me iniciar no 3d. Depois de muitas horas a experimentar e a aprender sozinho como dar a volta aos problemas que encontrava surgiu a oportunidade de começar a sério no mundo maravilhoso do 3d.
Para primeiro trabalho escolhi construir de raiz uma mota a partir de um modelo que tinha em casa, nada mais do que uma NSR 250R de competição.
É claro que não ficou nada de especial, nem a consegui acabar, mas acreditem que para mim era um orgulho enorme mostrar a minha obra a toda a gente, parecia uma criança que conseguiu descer o escorrega sozinha e só queria que toda a gente visse, pois mas a criança tinha 27 anos.
A imagem ilustra o modelo, só não ilustra é o desafio que foi para mim realizá-la e o orgulho que ainda hoje sinto ao olhar para ela.